Além do reconhecimento nacional em ações de mobilidade e sustentabilidade, Salvador destaca-se em ações de políticas públicas de inclusão e equidade de gênero. O projeto Mulheres no Volante, iniciativa da Prefeitura de Salvador, recebeu uma menção honrosa na tarde desta quinta-feira (25) durante o Connected Smart Cities 2025, principal evento nacional sobre inovação e mobilidade urbana, que aconteceu em São Paulo.
Assim, o projeto é uma parceria entre as secretarias de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As motoristas do BRT Andréa Peneluc, de 42 anos, e Ilmara Sales, de 53, representaram a capital baiana, além da equipe da Semob. A ação foi finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam. Ela concorre com as cidades de Recife (PE) e Itabirito (MG), que saiu vencedora com a iniciativa Mapeamento Móvel Terrestre 360°.
“As mulheres são maioria no transporte público, e esse projeto veio como uma forma de as mulheres se apropriarem dessa oportunidade de empregabilidade no transporte”. Esse foi o destaque dado pelo secretário de mobilidade de Salvador, Pablo Souza. “Estamos muito felizes por receber este reconhecimento, o que mostra que Salvador está no caminho certo, servindo, inclusive, de inspiração para que outras cidades do Brasil também adotem este tipo de iniciativa”, acrescentou.
Foto: Ascom Semob