quinta-feira | 02.10 | 8:07 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

ANIMAÍ – Festival Baiano de Animação e Games acontece em Salvador e na ilha

O ANIMAÍ deste ano presta homenagem à cineasta Rosana Urbes; o evento acontece em Salvador e também em Itaparica a partir do dia 21

ANIMAÍ
0Comentário(s)
Publicidade

De 08 a 10 de outubro em Itaparica e de 21 a 25 de outubro em Salvador acontece o VII Animaí – Festival Baiano de Animação e Games, um dos encontros mais importantes do país dedicados às linguagens da animação, dos games e das novas tecnologias. Com programação totalmente gratuita, o festival promove mostras, oficinas, debates, encontros de mercado e exibições em espaços culturais, conectando criadores, produtoras(es), pesquisadores e público em torno da cultura digital.

Publicidade

Em Itaparica, o festival é no Colégio Estadual de Tempo Integral Ernesto Carneiro Ribeiro. Já em Salvador, será no Cine Glauber Rocha e no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360°.  

Publicidade

Neste ano, o Animaí homenageia a diretora Rosana Urbes. Por isso, exibe na sessão de encerramento seu mais recente trabalho, Safo. Atualmente, o filme já tem um prêmio – o do prestigiado festival de Annecy, na França.

Com mais de 20 anos de carreira, seis deles na equipe de animação de diversos longas dos Estúdios Disney, a artista é uma entusiasta da técnica de animação 2D tradicional. Guida, seu primeiro curta-metragem autoral, é recordista de prêmios no Festival Anima Mundi, sendo Rosana a primeira mulher animadora brasileira a ganhar o festival.

Dessa forma, as mostras competitivas de animação e games seguem reforçando seu papel como vitrine para novos talentos e produções consolidadas. Em 2025, o Animaí registrou recorde de inscrições, com 183 obras de animação e 124 jogos digitais, evidenciando a confiança da comunidade criativa na iniciativa.

A curadoria do festival anunciou os filmes selecionados para as categorias Longa-metragem de Animação, Série de Animação e Curta-metragem de Animação. Dessa forma, reforçando o compromisso do Animaí com a valorização da animação nacional.

Foto de capa (Rosana Urbes): divulgação

Publicidade