Morar Melhor. Reformar a casa é o sonho de muitos soteropolitanos, mas a falta de recurso impede as melhorias nos imóveis, afetando diretamente a autoestima e a saúde dos moradores. Por isso, o programa Morar Melhor se tornou um sucesso nos bairros. Em outubro, essa política pública criada pela Prefeitura de Salvador completa 10 anos. Além da perenidade, há a marca de 60 mil famílias beneficiadas.
Assim, nessa década em atuação, os serviços mais realizados foram a troca de telhado, realização de reboco, colocação de esquadrias, instalação de kit sanitário e pintura. Em seguida, algumas outras ações foram a construção de escadas, de rampas de acesso e colocação de corrimão. Atualmente, os problemas mais recorrentes encontrados pelas equipes são imóveis em áreas de risco, casas com problemas estruturais, infiltrações, mofos e residências sem banheiro.
Dessa forma, o Morar Melhor é desenvolvido em toda a cidade, e as áreas mais contempladas foram o Subúrbio Ferroviário, Cabula, Tancredo Neves, Cajazeiras, Liberdade e São Caetano. Portanto, o prefeito Bruno Reis destacou a importância dessa política pública.
“Estamos completando 10 anos de um programa fantástico que ao longo desse período mudou de verdade para melhor a vida de 60 mil pessoas em nossa cidade. Elas tiveram suas casas reformadas, puderam morar com dignidade e ter melhor qualidade de vida em todas as áreas. É uma política pública que permite melhores condições na saúde, que tem impactos na área social e traz conforto e segurança para os moradores”, afirmou.
Foto: Valter Pontes/PMS