Com a chegada da primavera, o sol e o calor voltaram a marcar presença em Salvador, atraindo os soteropolitanos para as praias da capital. No entanto, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), faz um alerta importante. Assim, apesar do clima convidativo, o período ainda é de instabilidade marítima e requer cautela.
Segundo o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, o mar permanece agitado por influência das condições do inverno. “O tempo fica mais firme, mas a maré ainda carrega as características do inverno. Isso mantém o mar revolto e aumenta os riscos de afogamento durante a primavera”, explicou. Portanto, ele orienta que os banhistas evitem locais sem posto de observação, respeitem as sinalizações e redobre a atenção com crianças.
Desde o início do ano, a Salvamar já registrou mais de 50 mil ações preventivas, 270 salvamentos e 61 socorros em áreas litorâneas e vias públicas. O órgão reforça a importância de evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes do banho de mar e lembra o ditado popular: “água no umbigo é sinal de perigo”. Em caso de corrente de retorno, a recomendação é nadar paralelo à praia, nunca contra a correnteza.
De acordo com a Codesal, o tempo nesta semana deve ter sol entre nuvens e chuvas passageiras, com temperaturas entre 21°C e 31°C e ventos de até 30 km/h, mantendo o alerta de atenção nas praias da cidade.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS