quinta-feira | 20.11 | 2:55 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Novembro Negro: estudantes da rede estadual discutem letramento racial

Assim, o tema foi “Letramento racial: fortalecimento das identidades raciais na formação de sujeitos antirracistas”

letramento racial
0Comentário(s)

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, em Salvador, participaram, na sexta (14), do evento de encerramento da Semana da Consciência Negra. Assim, o tema foi “Letramento racial: fortalecimento das identidades raciais na formação de sujeitos antirracistas”. Portanto, a atividade alusiva ao Novembro Negro teve o objetivo de colaborar com o processo de formação antirracista por meio do letramento racial

Realizada nos três turnos, a programação contou com apresentações artísticas e de pesquisas, além de rodas de conversa com a participação de convidados. Desde o início da semana, os professores e estudantes vinham trabalhando a temática por meio de diferentes atividades, como aulas expositivas, painéis, seminários, produções textuais, peças teatrais e debates motivados a partir da exibição de filmes e documentários. Dentre os temas das pesquisas apresentadas pelos estudantes, se destacam “Representações racistas na mídia”, “Detectando o racismo nas redes”, “Linha do tempo antirracista da resistência” e “Representatividade negra importa”.

Publicidade

Segundo o coordenador pedagógico do CEEP, Idenilton Barbosa, a Semana da Consciência Negra está relacionado ao cumprimento da Lei nº 10.639/2003 e Lei n° 11.645/2008. Assim, ambas estabelecem o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. “Trabalhos com esses conteúdos durante todo o ano letivo. No entanto, aproveitamos o mês de novembro para discutir este tema com mais ênfase, pois entendemos que o combate qualificado contra o racismo se dá justamente a partir do letramento racial para que as pessoas compreendam a sua identidade”, destacou.

Foto: Emerson Santos/SEC

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *