quinta-feira | 04.12 | 2:49 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Primeiros trens do VLT chegam e são apresentados pelo Governo do Estado

Sistema de trens do VLT terá 40 km de trilhos, 42 paradas e operações assistidas a partir de 2026

trens do VLT
0Comentário(s)

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador tiveram a apresentação oficial nesta quarta-feira (3). Assim, a ação ocorreu em um evento realizado na Avenida Paralela, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, autoridades e representantes da imprensa. A composição, formada por sete módulos, chegou à capital baiana antes do prazo e marca um novo ciclo de modernização do transporte público. Dessa maneira, durante o ato, o governador reforçou que os testes técnicos serão iniciados no primeiro semestre de 2026, integrando a rotina de mobilidade de milhares de baianos que cruzam a cidade diariamente.

Atualmente, o projeto do VLT conta com investimento total de R$ 5,4 bilhões e prevê um sistema com 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, distribuídos em três trechos: Comércio–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. Assim, as obras abrangem intervenções de drenagem, macrodrenagem, construção de encostas, iluminação e urbanização. Além disso, há novos equipamentos que valorizam atividades tradicionais do Subúrbio, como tratadores de sardinha, comerciantes, chefs de gastronomia e mercados locais. A conclusão total das obras está prevista para 2028.

Publicidade

Dessa maneira, de acordo com o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o VLT representa um sistema moderno, seguro e sustentável, alinhado ao processo global de descarbonização. Assim, cada trem tem cerca de 50 metros de extensão, capacidade para 400 passageiros e operação silenciosa. No total, Salvador contará com 40 trens em funcionamento, com operações assistidas com passageiros previstas para começarem no segundo semestre de 2026. Portanto, o Governo do Estado afirma que o modal devolverá ao Subúrbio seu protagonismo e impulsionará o desenvolvimento urbano da região.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *