A Seleção Brasileira feminina de vôlei conheceu o seu primeiro revés na Liga das Nações (VNL) de 2026. Em um confronto marcado por muita oscilação e reviravoltas do início ao fim, a equipe comandada por José Roberto Guimarães acabou superada pela Alemanha por 3 sets a 2, com parciais de 26/24, 21/25, 25/22, 22/25 e 15/13. O resultado dramático tirou a invencibilidade das brasileiras no torneio.
Desde o primeiro set, o equilíbrio e a tensão ditaram o tom da partida. O Brasil começou enfrentando dificuldades para quebrar o sistema defensivo alemão e acabou superado na reta final da parcial por 26 a 24. A resposta veio no set seguinte, quando as brasileiras ajustaram o bloqueio e o contra-ataque com Ana Cristina e Rosamaria, empatando o confronto ao fechar em 25 a 21.
A tônica de lá e cá se manteve ao longo de todo o duelo. A Alemanha retomou a liderança no terceiro set (25/22), explorando falhas no passe brasileiro e sacando com agressividade em zonas de conflito da recepção nacional. Valente, o Brasil buscou forças na quarta parcial: com boas participações de Júlia Bergmann, Diana e da jovem Helena vinda do banco, o time superou os momentos de instabilidade para fechar em 25 a 22 e levar a decisão para o tie-break.
No quinto e decisivo set, os corações dos torcedores foram testados. A Alemanha conseguiu abrir uma pequena vantagem logo no início. O Brasil tentou uma reação no final, amortecendo ataques e lutando em ralis longos, mas pecou em erros cruciais de saque e ataque. No último ponto, um desafio pedido por Zé Roberto para uma possível invasão ou toque na rede não se confirmou, selando a vitória alemã por 15 a 13.
Apesar da dor da primeira derrota, a comissão técnica foca agora na rápida recuperação física e tática do grupo. A Liga das Nações não dá margem para lamentações longas, e a Seleção Brasileira precisará corrigir os erros de passe e a regularidade nos momentos de definição para reencontrar o caminho das vitórias nas próximas rodadas.

