Segundo o Atlas da Diabetes, que é atualizado de dois em dois anos pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), o número de pessoas com diabetes no mundo inteiro aumentou 16%, superando a a expansão da população mundial, proporcionalmente falando.
Segundo a pesquisa, cerca de 537 milhões de pessoas entre 20 e 79 anos têm diabetes no mundo. A estimativa é que a população com a doença chegue a 784 milhões em 2045. Portanto, saiba quais os sintomas da doença e como prevenir.
O que é Diabetes
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, a doença pode levar à óbito.
Existem vários tipos de Diabetes, dentre eles os mais comuns são: Diabetes Tipo 1; Diabetes Tipo 2; Pré-diabetes; Diabetes Gestacional. Mais informações você encontra no site do Ministério da Saúde.
Sintomas
Os sintomas variam quanto ao tipo de Diabetes, mas entre os mais comuns estão: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.
Diabetes Tipo 1:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Diabetes Tipo 2:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.
Saiba como prevenir
A melhor forma de prevenir a diabetes e diversas outras doenças é a prática de hábitos saudáveis como:
- Comer diariamente verduras, legumes e, pelo menos, três porções de frutas;
- Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras;
- Parar de fumar;
- Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias);
- Manter o peso controlado.
O site do Ministério da Saúde possui diversas outras informações sobre o assunto. Tratamentos, possíveis outras doenças e muito mais.
Foto: Divulgação