O Farol da Barra recebe nesta quarta-feira (05) uma programação especial da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Bahia. Das 9h às 17h, a ação organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promove atividades gratuitas voltadas à popularização da ciência, com foco em mudanças climáticas, cultura oceânica e novas tecnologias. Pesquisadores, instituições científicas, escolas, turistas e o público em geral poderão participar de rodas de conversa, exposições e oficinas ao longo do dia.
Entre as atrações estão o Espaço Clube de Ciências, com projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual. Dessa forma, há o Bahia Faz Ciência, que apresenta iniciativas sobre sustentabilidade e combate à poluição marinha; e o Espaço Maker, com oficinas de robótica e experimentação tecnológica. No Palco da Popularização, debates sobre pesca artesanal, economia azul e o papel das mulheres marisqueiras dão voz a especialistas e representantes de comunidades tradicionais.
A programação também inclui o lançamento de dois editais da Fapesb. O Centelha III destina R$ 4 milhões para apoiar 47 projetos inovadores. Além disso, o Edital para Soluções de Sistemas Inteligentes investirá até R$ 6 milhões em pesquisas voltadas à inteligência artificial e automação de processos públicos. Para o secretário da Secti, Marcius Gomes, o evento reforça o compromisso da Bahia com a democratização do conhecimento. Portanto, focando na valorização da ciência como ferramenta de transformação social e ambiental.
Foto: Matheus Landim/GOVBA

