A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do câncer de mama. O medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto) é indicado para adultos que tiveram o câncer de mama avançado e que não tem como ser removido cirurgicamente, ou que já se espalhou para outras partes do corpo, para aqueles pacientes que foram previamente submetidos à terapia endócrina.
Segundo a Anvisa, esse medicamento foi aprovado para um subtipo específico de câncer de mama avançado ou metastático.
Características do tumor tratado pelo medicamento:
- Receptor de estrogênio positivo (ER+);
- Receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano negativo (HER2-);
- Presença de mutação no gene ESR1;
- Perfil biológico que pode influenciar a resposta aos tratamentos disponíveis.
O medicamento é desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil, e é administrado por via oral e pode ser utilizado de forma isolada, sem a necessidade de associação com outros tratamentos.
A agência também destacou que o câncer de mama segue como o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, foram registrados mais de 73 mil novos casos da doença no país, o que corresponde a cerca de 30% de todos os diagnósticos de câncer na população feminina.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

