domingo | 14.04 | 11:08 PM

Outubro Rosa: população trans também deve se prevenir contra o câncer

0Comentário(s)

O mês de outubro é marcado pela campanha da prevenção contra câncer de mama para as mulheres. Entretanto, a população transgênero também deve tomar os cuidados necessários e se cuidar. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está convocando a partir desta segunda-feira (18) todo esse público para realizar os exames necessários.

Segundo Erik Abade, técnico de Saúde da População LGBT, mesmo homens trans, que retiraram as mamas devem consultar um profissional para fazer os exames, visto que muitas das vezes a mama não é retirada completamente, principalmente na parte das axilas.

Já as mulheres trans e travestis que realizam aplicação de hormônios como estrógeno têm o risco de câncer aumentado em comparação aos homens cis, após cinco a dez anos. Portanto, elas também precisam passar por avaliação médica para indicação do melhor procedimento.

Sobre o câncer do colo do útero, homens trans devem estar buscando acompanhamento também. A recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que qualquer pessoa que tenha útero, independente da identidade de gênero e orientação sexual, que já tenha tido atividade sexual e esteja na faixa etária de 25 a 64 anos, faça o exame.

Onde realizar os exames

O atendimento da população LGBTQIA+ é oferecido em qualquer unidade de saúde da rede. Desse modo, unidades próximas de onde a pessoa reside deve ser procurada.

Ademais, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata, está oferecendo exames preventivos, como ultrassom mamária e transvaginal. Os procedimentos acontecem de segunda a sexta-feira, pela tarde e manhã, no ambulatório e no setor de bioimagem. Para ter acesso, é preciso procurar um dos 154 postos da rede municipal, apresentar documento de identificação com foto e cartão SUS.

Confira outras 29 unidades disponíveis para a realização dos exames no site da SMS.

Foto: Leonardo Rattes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *