Salvador se prepara para receber uma unidade pioneira no país: o Instituto Médico Legal Veterinário (IMLV). Portanto, a nova unidade terá expertise em perícias envolvendo animais, representando um marco na proteção e investigação de crimes contra eles.
O anúncio aconteceu nesta terça-feira, 4, pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva. Assim, num evento durante a divulgação da nova sede do órgão, que contará com um investimento de R$ 142 milhões para sua construção.
O que o IMLV fará?
Osvaldo Silva destacou que o IMLV será crucial para a apuração de crimes de maus-tratos a animais. A unidade permitirá a realização de exames em animais vivos para comprovar a ocorrência. Além disso, há as necropsias, úteis para determinar a causa da morte, assim como é feito em humanos. “O Instituto Médico Legal Veterinário vai tornar possível a realização de perícias em animais, tanto em casos de maus-tratos, com exames em animais vivos, quanto em análises de animais mortos para apuração da causa da morte”, explicou o diretor.
O IML veterinário de Salvador se estabelece como uma iniciativa inovadora entre os órgãos de perícia brasileiros. Dessa forma, reforçando o compromisso com a causa animal e a aplicação da lei em casos de violência.

