quinta-feira | 28.03 | 7:41 AM

Salvador começa vacinação contra a poliomielite e multivacinação na segunda-feira (8)

Campanhas seguem até 9 de setembro, em 156 salas de vacinas. Atendimento será de segunda a sexta, de 8h às 17h

0Comentário(s)

As campanhas nacionais de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente começam a partir de segunda-feira (8) em Salvador. As estratégias seguem até o dia 9 de setembro.

São esperadas 152 mil crianças menores de 5 anos para vacinação contra a pólio e 497 mil jovens com idade inferior a 15 anos para a atualização de multivacinação. As 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica estarão disponíveis para a vacinação, que acontecerá de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Segundo a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de saúde, Doiane Lemos, observou-se uma queda na cobertura vacinal infantil em todo o país nos últimos dois anos de pandemia. Com a baixa cobertura, o risco de retorno da poliomielite – doença que provoca a paralisia infantil – é maior.

A meta para a campanha de vacinação da pólio é de que 95% das crianças menores de 5 anos do município sejam vacinadas. “Estamos convocando todos os pais e responsáveis para a atualização da caderneta de imunização dos jovens com a vacinação de rotina para evitar a transmissão de doenças que são imunopreveníveis em nossa cidade”, enfatiza Doiane Lemos.

Estarão disponíveis duas vacinas: a VPO (vacina pólio oral), a famosa vacina da gotinha, e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular. Para a multivacinação estarão disponíveis os imunizantes tríplice viral, tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG, dentre outras.

 

iBahia

Foto: Otávio Santos/Secom