sexta-feira | 19.04 | 3:39 PM

A história do Monumento da Cruz Caída

0Comentário(s)

O Monumento da Cruz Caída, localizado no Belvedere da Sé, com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos, é um dos mais importantes cartões-postais da cidade de Salvador. Baianos e turistas posam diante do monumento, para uma foto, mas nem todos sabem da história da famosa cruz.

E o Salvador Tem Muitas Histórias, vai contar tim-tim por tim-tim! A Cruz Caída é uma homenagem à antiga e extinta Igreja da Sé, de Salvador. A igreja foi uma das mais antigas da cidade de Salvador, cuja construção teve início no século XVI, no ano de 1552.

A Igreja da Sé da Bahia estava localizada, exatamente onde localiza-se o monumento. A histórica igreja, de grande importância para o país, foi demolida! Demolida, no ano de 1933, durante a gestão de J. J. Seabra, para dar passagem ao bonde.

Um crime histórico em nome do “progresso”. Em um país sério, seria encontrada uma solução racional, aliando a preservação da nossa história com a modernidade, sem agredir o patrimônio antigo. Hoje, a igreja estaria completando 469 anos! A cruz é obra do artista plástico baiano, Mário Cravo Júnior. 12 metros de altura.

*Adson Brito é professor de História com formação em Psicologia e Filosofia. Texto reproduzido da página do Facebook Salvador Tem Muitas Histórias, mantida por ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *