Neste sábado (14), a partir das 14h, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), localizado no Centro Histórico de Salvador, será palco de mais uma edição do projeto “Porto dos Saberes”, que contará com a participação do dramaturgo, roteirista e ator Aldri Anunciação, informa Alô Alô Bahia.
Com o tema “Das Letras para as Imagens”, o encontro propõe uma reflexão sobre os caminhos poéticos e políticos da transposição de obras literárias e teóricas para o teatro e o cinema, sob uma ótica negra, crítica e autoral.
A programação será iniciada com uma visita mediada à exposição “Òná Ìrìn: Caminhos de Ferro e Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira”. Na sequência, às 15h, Aldri Anunciação ministra uma conferência em que compartilha vivências, bastidores e dilemas criativos de processos de adaptação de obras como “Pele Negra, Máscaras Brancas”, “Torto Arado”, “Pequeno Manual Antirracista” e “Namíbia, Não!”. O artista também comentará experiências recentes, como a performance “Encruzilhada Fanon_Kafka” e a direção do filme “A Solidez da Água”, protagonizado por Antônio Pitanga.
A proposta do evento articula três eixos: Literatura, teatro e cinema, é estruturada como uma confabulação, espaço de diálogo e invenção que vai além do modelo tradicional de exposição acadêmica. O título “Das Letras para as Imagens” reflete essa travessia entre linguagens artísticas, evidenciando a atuação de criadores negros na arte contemporânea.
Com entrada gratuita e vagas limitadas, o público pode se inscrever por meio de link disponibilizado pelos organizadores.
A ação faz parte do projeto “Porto dos Saberes”, realizado pela AMAFRO (Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira), que promove encontros com pensadores negros de destaque nacional, visitas guiadas com foco educativo e mantém um banco de talentos voltado à inserção de estudantes universitários em oportunidades de estágio e trabalho no entorno do Porto de Salvador.

