sexta-feira | 07.11 | 6:22 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Creche no oeste da Bahia recebe prêmio nacional por práticas sustentáveis com crianças

0Comentário(s)

A Creche Municipal Menino Jesus, localizada em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, foi reconhecida nacionalmente por suas práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental. A unidade recebeu, nesta segunda-feira (7), o Troféu Nana Mininni Medida, premiação de alcance nacional que destaca instituições de ensino que desenvolvem experiências inovadoras e sustentáveis com envolvimento de alunos, professores e famílias.

A cerimônia de entrega ocorreu na própria unidade escolar e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do Instituto SLC — realizador do prêmio — além de equipe da Secretaria de Educação, educadores e comunidade local.

Publicidade

Segundo a diretora da creche, Alcione Rocha, o trabalho é voltado para despertar, desde cedo, uma consciência ecológica nas crianças. Entre as ações implantadas, destacam-se o jardim sensorial e a horta escolar, ambientes vivos e interativos que promovem o contato direto com a natureza por meio dos sentidos.

“Na Creche Menino Jesus, acreditamos que a educação ambiental começa com os sentidos despertos e o coração aberto ao cuidado. Nosso jardim e nossa horta não são apenas espaços verdes, mas mestres silenciosos que ensinam com cada aroma, textura e sabor”, destacou Alcione.

Ainda segundo a diretora, os espaços são usados para trabalhar valores como responsabilidade, paciência e respeito ao ciclo da vida.

“No jardim, as crianças exploram o mundo com as mãos, os pés descalços e a curiosidade aguçada. Já na horta, cultivamos não só alimentos, mas também valores humanos essenciais.”

A diretora de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação, Dora Novaes, enfatizou que a iniciativa está alinhada à Matriz Curricular de Educação Ambiental, construída por professores da rede dentro do Programa Semeando Sustentabilidade, em parceria com o Instituto SLC.

“A Creche Menino Jesus é um exemplo concreto de como a educação ambiental pode ser transversal, contextualizada e transformadora. É o reflexo do nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes e engajados com o futuro do planeta”, afirmou Dora.

Publicidade