O curso “Construa com Elas”, promovido pela Conder como parte do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Macrodrenagem da Cidade Baixa, deu um passo importante na terça-feira (16) ao levar suas 19 alunas para uma visita técnica à obra de requalificação do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin, em Salvador. A ação marcou o início das atividades práticas do curso, que desde o dia 8 setembro capacita mulheres para atuarem no setor da construção civil.
Durante a visita, as participantes puderam visualizar diversos conceitos abordados em sala de aula. Segundo o instrutor Renato Carvalho, a experiência proporcionou uma compreensão mais ampla da complexidade do canteiro de obras e da coordenação entre as equipes. Dessa forma, para alunas como Amanda Paixão, que já possui experiência na área, o curso representa uma oportunidade de qualificação, assim como é uma afirmação no mercado de trabalho. Outras, como Rosângela Carvalho, buscam, atualmente, autonomia após experiências frustradas com profissionais da área.
A engenheira Martha Lyra Reis, responsável pela fiscalização da obra, destacou a importância da presença feminina no setor. “É gratificante ver mulheres interessadas e atuando com seriedade na construção civil”, afirmou. A obra do colégio, que conta com investimento superior a R$ 8 milhões, simboliza o compromisso do Governo do Estado com a formação profissional. A iniciativa, portanto, também auxilia a transformação social, bem como o empoderamento feminino.
Foto: Ascom/Conder