Na manhã desta quarta-feira (1º), foi lançado o Programa Educacional Bombeiros na Escola (PROEBOM). A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O evento aconteceu na Escola Estadual Barros Barreto, localizada em Paripe, em Salvador.
Atualmente, o PROEBOM tem como objetivo promover formação cidadã e preventiva entre os jovens. Dessa forma, nesta primeira etapa, estudantes do 1º ano do Ensino Médio já começaram a receber treinamento com conteúdos práticos e teóricos, integrados à grade curricular. A previsão é de que 1.960 estudantes participem do programa, ao longo de sua execução.
Em seguida, representando a secretária da Educação, Rownna Brito, o assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, destacou a relevância da ação para a rede estadual. “Este programa é uma solicitação do governador Jerônimo Rodrigues, que reforça a importância de levar às escolas formações sobre prevenção de acidentes, cidadania e convivência. Com esta iniciativa, buscamos fortalecer a segurança e o protagonismo dos estudantes, oferecendo conhecimento prático e consciência cidadã desde cedo”.
Aprendizado para emergências
O PROEBOM aproxima a corporação da comunidade escolar e busca desenvolver habilidades essenciais para situações de emergência, como incêndios e acidentes, além de estimular a responsabilidade social. O programa trabalha com palestras educativas e interativas, abordando temas como prevenção de acidentes, defesa civil, atendimento pré-hospitalar e segurança contra incêndios. Assim, os estudantes participam, ainda, de workshops práticos e simulações de emergência, aprendendo a utilizar equipamentos de combate a incêndio e técnicas básicas de primeiros socorros.
A idealizadora e coordenadora do programa, tenente-coronela Ana Fausta, ressaltou, portanto, o impacto da iniciativa para os jovens. “Estamos aproximando o Corpo de Bombeiros da comunidade escolar, apresentando a carreira e mostrando que qualquer estudante, ao concluir o Ensino Médio, pode seguir esse caminho e se tornar um bombeiro militar”, destacou.
Assim, nesta fase inicial, o programa estará nos colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas, Luís Viana e Antônio Balbino. Além deles, há também no Professor Rômulo Almeida, de Barra do Pojuca, e de Tempo Integral Barros Barreto. Também entra na ação o Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella.
Foto: Douglas Amaral/SEC