As inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido como o “Enem dos Concursos”, começam nesta quarta-feira (2), a partir das 10h, e seguem até o dia 20 de julho. O processo seletivo, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais que podem chegar a R$ 17 mil.
Ao todo, 32 órgãos públicos federais estão envolvidos nesta segunda edição do CNU, que promete dar mais agilidade e eficiência às contratações no serviço público. Das vagas ofertadas, 3.144 são para nível superior e 508 para nível intermediário. Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 para provimento no curto prazo, após a homologação dos resultados.
Os cargos foram organizados em nove blocos temáticos, permitindo que os candidatos se inscrevam para mais de um cargo dentro do mesmo bloco, com definição de lista de preferência. Essa sistemática visa simplificar o processo de escolha e otimizar a alocação dos aprovados.
A aplicação das provas também será dividida em duas etapas.
- No primeiro dia, previsto para 5 de outubro, todos os candidatos farão provas objetivas.
- Já o segundo dia, previsto para 7 de dezembro, será reservado apenas para os habilitados na 1ª fase, que farão provas discursivas.
O modelo unificado busca democratizar o acesso ao serviço público e reduzir desigualdades no processo seletivo, permitindo uma logística nacional mais eficiente e economicamente viável.