domingo | 14.04 | 11:33 PM

Durante o mês de agosto, a TVE exibe seis filmes aprovados no Prêmio de Exibição Audiovisual

0Comentário(s)

Foto: Divulgação/TVE

Fruto da parceria com a Fundação Cultural, por meio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), a TVE exibe em sua programação os filmes selecionados no Prêmio de Exibição Audiovisual (Programa Aldir Blanc Bahia). O Prêmio contemplou 18 curta-metragens, 25 longa-metragens, 10 séries e 7 telefilmes, totalizando 60 filmes. O público pode acompanhar as exibições na programação normal da TV.

Confirma a programação dos filmes exibidos na programação da TVE no mês de agosto:

– A Chave, Segundas, às 7h30

Fundamentais nas formações sociais e profissionais, os professores são os protagonistas da segunda temporada de A Chave, série que aborda o universo da educação no Brasil. A Chave 2ª temporada acompanha, a cada episódio, a trajetória de educadores, em diferentes localidades, e retrata os desafios, escolhas, e rotina dos docentes. São 15 episódios e mais de 30 histórias que vão da educação indígena à diversidade de gênero, além de abordar a reinserção de presidiários e os desafios da educação rural.

– Aprender a ler pra ensinar meus camaradas, sábado, 28 de agosto, às 22h

Uma jornada de dois músicos angolanos pela Bahia. Um documentário musical que aborda a descoberta de uma herança africana, revelada através da música e de encontros com artistas baianos que tem seus trabalhos alicerçados na cultural afrobrasileira.

– Yabás, 11 de agosto, às 19h

O filme é um registro sensível e comovente sobre a fundamental importância das mulheres no Bembé do Mercado. Permeado de imagens do ritual e de depoimentos das mulheres  que são autoridades do Candomblé na cidade de Santo Amaro – Ba, o documentário mostra as relações de gênero dentro da celebração do ritual de fé foi realizada em seu centésimo trigésimo ano de existência e resistência, em planos que nos transportam e convidam a participar das reflexões sobre a importância de honrar uma tradição de fé e ancestralidade.

– A turma do pula pula, Segunda a sexta, durante a programação da TV Brasil Animada 

A série tem a criação de Danilo Carvalho, direção musical de Reinaldo Maia e
direção dos clipes de Leonardo Silva, e é uma produção da produtora Mantra. Uma série de clipes animados que conta as aventuras de Pulga Lili, Zeca Guru, Edy Mola, Teca Sapeca e Marikika, no zoológico da cidade fantástica de Pulônia. A turma se conheceu no parque do zoológico, onde havia um atrativo pula-pula e, desde então, criou-se uma amizade tão grande que passaram a se divertir sempre juntos. E, por vivenciarem no pula-pula muitos momentos mágicos, o próprio brinquedo adquiriu uma magia: o poder de transportá-los para qualquer lugar desejado

– Poesia azeviche, Sábado, dia 07, às 22h

Símbolo de resistência e luta do povo negro, há 41 anos os blocos Afros arrastam milhares de pessoas pelas ruas de Salvador, preenchendo o carnaval baiano de cores, dança, vozes e batuques: sua marca registrada. O documentário de curta metragem, retrata esse contexto histórico, através das memórias de compositores dos blocos-afros tradicionais da Bahia da década de 70 aos anos 90. Estes artistas, letristas de importantes blocos como Ilê Aiyê (1974), Malê Debalê (1978), Olodum (1979), Araketu ( 1980), Muzenza (1981) e Os Negões (1982), escreveram composições que foram de fundamental importância para a valorização da cultura negra no estado, no Pais e no Mundo.

– Marisqueiras: guerreiras da maré, Sábado, dia 14, às 22h

 O filme de direção de Anderson Soares Caldas, apresenta a história de vida das Marisqueiras de Salinas da Margarida.
O documentário revela a força feminina em Salinas da Margarida, representando a terceira maior renda proferida pelas mulheres no Brasil através da atividade de extrativismo do Marisco.

Aldir Blanc Bahia – Esses vídeos também farão parte do Circuito Luiz Orlando de Exibição, quando do retorno das atividades presencias nos pontos de exibição pelo estado. São, ao todo, 125 pontos distribuídos em 102 cidades com Escolas Culturais. Os vídeos são frutos do Prêmio de Exibição Audiovisual, um dos instrumentos da Fundação Cultural do Estado para a utilização de recursos oriundos do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço:

A Chave
Quando: segundas, às 7h30
Onde: Site  ou na programação normal da TV

Aprender a ler pra ensinar meus camaradas
Quando:  sábado, 28 de agosto, às 22h
Onde: Site  ou na programação normal da TV

Yabás
Quando: 11 de agosto, às 19h
Onde: Site ou na programação normal da TV

A turma do pula pula
Quando:segunda a sexta, durante a programação da TV Brasil Animada  
Onde: Site ou na programação normal da TV

Poesia azeviche
Quando: sábado, dia 07, às 22h
Onde: Site ou na programação normal da TV

Marisqueiras: guerreiras da maré
Quando: sábado, dia 14, às 22h
Onde: Site ou na programação normal da TV  

Fonte: Ascom/Secult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *