segunda-feira | 15.07 | 4:47 AM

Exposição na Casa da Música recebe visitação até amanhã

0Comentário(s)

Foto: Divulgação/Secult

Quem está em Salvador precisa correr para conferir os últimos dias da exposição “Máscaras de Orixás”, aberta para visitação na Casa da Música, no bairro de Itapuã. Composta por 15 máscaras que simbolizam divindades cultuadas pelo Candomblé, a exposição do artista Robson Maciel destaca a ancestralidade do povo de terreiro. O acesso é gratuito e a visitação fica aberta até esta terça-feira, dia 31 de agosto.

A exposição “Máscaras de Orixás” é composta por 15 máscaras que destacam a ancestralidade do povo negro, numa coleção rica de representatividade e que faz um resgate religioso e identitário. Além de 14 máscaras dedicadas a divindades cultuadas pelo Candomblé – os orixás Exu, Ogum, Oxossí, Ossayin, Omolu, Oxumarê, Xangô, Yansã, Logum Edé, Oxum, Yemanjá, Ibeji, Nanã e Oxalá -, há uma que simboliza ainda a figura do Yawó, ou seja, o filho de santo, aquele que já passou pelo ritual de iniciação. As máscaras são feitas manualmente pelo artista Robson Maciel, que utiliza materiais como palha, argila, folhas, cabaças, búzios, dentre outros.

Protocolos de segurança – Para ter acesso à exposição, o público precisa respeitar os protocolos de segurança adotados que incluem uso de máscara, medição de temperatura, e distanciamento entre as pessoas nas dependências internas do espaço. Além disso, conforme estudo de ocupação dos Espaços Culturais só poderão entrar grupos de até 14 pessoas por visitação na Casa da Música.


Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Serviço

Exposição “Máscaras de Orixás”
Dia e Horário: até 31/08 – 9h às 17h
Local: Casa da Música (Salvador)
Entrada gratuita

Fonte: Ascom/Secult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *