quarta-feira | 01.05 | 7:21 PM

OSBA realiza show gratuito na Igreja São Francisco no próximo domingo (21)

0Comentário(s)

maestra carioca Alba Bomfim é a convidada do concerto que a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza neste domingo, dia 21 de abril, às 17h, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. A apresentação faz parte da primeira edição em 2024 da Série Manuel Inácio da Costa, que tem como proposta percorrer museus e igrejas da capital baiana. A entrada do evento é franca, sujeita à lotação do espaço.

programa desta apresentação será composto pelas obras “Abertura Nº 6”, do compositor baiano Damião Barbosa de Araújo (1778-1856); “Sinfonia Nº 59 em Lá Maior, Hob.I: 59”, do austríaco Joseph Haydn (1732-1809); e “Sinfonia Nº 7 em Ré Menor, Op. 70”, do tcheco Antonín Dvořák (1841-1904).

“Não vejo a hora de fazer música com este corpo orquestral tão qualificado e querido pela comunidade musical brasileira. Minha expectativa para este concerto com a OSBA é de muita música bonita, energia e ancestralidade, porque será a primeira vez que irei reger na terra de meu pai e avós. Já me sinto bastante emocionada e grata pelo convite feito pelo maestro Carlos Prazeres”, afirmou a maestra.

EXPERIÊNCIA COM A BBC CONCERT ORCHESTRA

Regente do concerto da OSBA do dia 21 de abril, a maestra carioca Alba Bomfim já regeu orquestras internacionais como a BBC Concert Orchestra (Reino Unido), The Dallas Opera (EUA) e Orquestra Filarmonia das Beiras (Portugal). Também traz a experiência de reger orquestras nacionais, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, entre outras.

Bomfim é licenciada em música pela Universidade de Brasília, bacharel em regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em música pela Universidade de Brasília e doutora em regência pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Atualmente é professora de Regência e Práticas Interpretativas da Universidade Federal do Piauí e curadora da Orquestra Filarmônica Virtual do Meio Norte.

OBRA DE COMPOSITOR BAIANO NO PROGRAMA

Sobre o programa, a maestra Alba Bomfim destaca a composição do baiano Damião Barbosa de Araújo, a “Abertura Nº 6”. Barbosa de Araújo nasceu em Itaparica, em 1778 e faleceu em Salvador, em 1856. Filho de um sapateiro, ele começou os estudos musicais como autodidata na capital baiana, onde foi compositor, violinista, regente e professor, atuando nos primeiros violinos da Casa de Ópera e da Irmandade de Santa Cecília.

“A maior parte da obra de Damião Barbosa de Araújo é sacra com uso da voz, mas ele dedicou-se também à música instrumental em quartetos e aberturas, compôs árias e duetos, coros para peças teatrais, marchas militares e peças em gêneros mais populares como a modinha, o lundu e a valsa. Muitas das suas obras foram perdidas, incluindo cinco das suas sete aberturas”, conta a regente.

ALCANCE DE NOVOS PÚBLICOS

 

O concerto deste domingo marca o início em 2024 da Série Manuel Inácio da Costa, batizada em homenagem a este importante escultor barroco baiano dos séculos XVIII e XIX. Para a maestra Alba Bomfim, a proposta de percorrer museus e igreja da capital baiana nestas apresentações da OSBA é uma oportunidade de alcançar novos públicos.

“De acordo com a filósofa inglesa Lydia Goerh, a música de concerto é um museu imaginário de obras musicais. Quando esse museu de músicas se funde ao museu de obras de artes visuais ou ao museu de tradições sagradas (igrejas), o público não habitual de apresentações com orquestra é capturado por essa nova forma de perceber a música. Certamente são essas experiências significativas que a OSBA e a sua direção artística têm se debruçado em realizar, a fim de alcançar novos públicos”, analisa a maestra.

SOBRE A OSBA: Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (SecultBA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

SERVIÇO: ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA

21/ABR (DOMINGO) – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA

Local: Igreja de São Francisco (Pelourinho) | Horário: 17h

Regente: Alba Bomfim | Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Programa:

D. BARBOSA DE ARAÚJO – Abertura Nº 6

F. J. HAYDN – Sinfonia Nº 59 em Lá Maior, Hob.I: 59

A. DVOŘÁK – Sinfonia Nº 7 em Ré Menor, Op. 7

 

Fonte: Secult

Foto: divulgação