sexta-feira | 19.07 | 8:43 AM

Bahia é segundo maior estado com convocados para Mundiais de Triathlon deste ano

0Comentário(s)

Foto:Divulgação/Ascom Sudesb

Com um total de 19 triatletas convocados para o Campeonato Mundial de Triathlon Long Distance e o Mundial de Sprint Triathlon, que acontecem em setembro e outubro próximos, respectivamente, a Bahia é o segundo estado brasileiro com maior delegação nas duas competições. A boa notícia foi dada pessoalmente pelo presidente da Federação Baiana de Triathlon, Cleber Castro, durante visita à Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Recebido pelo chefe de Gabinete, Diogo Rios, e a titular chefe da Assessoria Técnica da Sudesb, Suzy Dócio, o presidente da Febatri veio agradecer o apoio dado pela autarquia do esporte à modalidade, na realização do projeto Triathlon Virtual, realizado em novembro do ano passado.

“Este evento foi muito importante para mantermos a mobilização dos atletas e o estímulo à prática do esporte durante a pandemia, quando estávamos todos impossibilitados de realizar provas ou mesmo manter o treino regular na rua”, afirmou Cleber Castro.

De acordo com informações do presidente, após o evento, o número de pessoas interessadas por esta modalidade do esporte cresceu, e atualmente contamos com cerca de 2 mil praticantes no estado. 

Mundiais – O Campeonato Mundial de Triathlon Long Distance acontecerá de 9 a 12 de setembro, em Almere – Amsterdã.  Para a competição, 49 triatletas brasileiros classificaram-se, sendo o nordeste a região com maior número de convocados, 30 no total. A Bahia estará representada por 10 triatletas (sete homens e três mulheres), ficando apenas atrás do Ceará, que participa com 15 – os outros estados do nordeste com atletas selecionados são: Maranhão, com quatro, e Pernambuco com um.

A prova Triathlon Long Distance terá um percurso de 3,8km de natação, 108 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Já de 15 a 17 de outubro, será realizado o Mundial de Sprint Triathlon, em Bermudas, América Central. Dos 57 brasileiros classificados, a Bahia estará representada por nove triatletas, ocupando novamente a segunda posição do país em tamanho de delegação.

A prova Sprint Triathlon, ou prova de curta distância, tem um percurso de 750m de natação, 20 km de ciclismo e cinco quilômetros de corrida.

As provas classificatórias tanto para o Campeonato Mundial de Triathlon Long Distance, quanto para o Mundial de Sprint Triathlon aconteceram em 2019, por meio das etapas do brasileiro.

Em 2020, por conta da pandemia, não houve nenhuma competição presencial, realidade que se repetiu em todas as demais modalidades esportivas.

Fonte: Ascom/Sudesb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *