quinta-feira | 31.07 | 3:30 PM

Brasil goleia Uruguai e garante vaga antecipada no futebol feminino para os Jogos Olímpicos de 2028

Seleção feminina vence por 5 a 1 e avança à final da Copa América; decisão será contra a Colômbia no sábado (2), no Equador

0Comentário(s)
Publicidade

A seleção brasileira feminina de futebol garantiu a primeira vaga do esporte do país nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 ao vencer o Uruguai por 5 a 1 na semifinal da Copa América, na noite de terça-feira (29), no Estádio Casa Blanca, em Quito, Equador. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil.

Publicidade

O técnico Arthur Elias comemorou a classificação e o desempenho da equipe. “Acredito que tenha sido nossa melhor partida. Preparamos a equipe para chegar ao mata-mata nas melhores condições táticas, físicas e de sincronia. Vamos aproveitar o momento e comemorar a classificação, que era uma obrigação, mas é uma conquista importante para o nosso futebol. A partir de quarta-feira [30], começamos a preparação para merecermos o título”, afirmou em entrevista coletiva.

Publicidade

A vitória brasileira foi construída em grande parte no primeiro tempo. Aos 11 minutos, Marta cruzou na área e Amanda Gutierres marcou de cabeça. Dois minutos depois, Amanda cruzou rasteiro e, após dividida na pequena área, Gio Garbelini aproveitou a sobra e ampliou o placar.

Aos 27 minutos, Marta converteu pênalti sofrido por Isa Haas, marcando seu primeiro gol nesta edição da Copa América e o 120º com a camisa da seleção. Aos 39 anos, a camisa 10 foi eleita a melhor jogadora da partida.

O Uruguai diminuiu no início do segundo tempo, com um gol contra de Isa Haas após cobrança de escanteio por Fefa Lacoste. Aos 20 minutos, Amanda Gutierres cobrou falta da intermediária e fez o quarto gol brasileiro. Já aos 41, Dudinha recebeu lançamento de Duda Sampaio, invadiu a área e fechou o placar: 5 a 1.

Esta é a 10ª edição da Copa América Feminina, e o Brasil esteve entre os dois melhores times em todas elas. A seleção conquistou oito títulos e foi vice-campeã apenas em 2006, quando a Argentina ficou com a taça. Em todas as três edições anteriores com fases eliminatórias (1995, 1998 e 2022), o Brasil foi campeão.

A última conquista da seleção foi em 2022, quando venceu a Colômbia por 1 a 0 na final disputada em solo colombiano. Neste sábado (2), as duas seleções voltarão a se enfrentar pela decisão do torneio, novamente no Estádio Casa Blanca, às 18h (horário de Brasília), com transmissão da TV Brasil. As colombianas, conhecidas como Cafeteras, garantiram vaga na final ao vencer a Argentina nos pênaltis por 5 a 4, após empate sem gols no tempo regulamentar.

Na fase de grupos desta edição, Brasil e Colômbia se enfrentaram e empataram por 0 a 0. A seleção brasileira atuou com uma jogadora a menos por cerca de uma hora, após a expulsão da goleira Lorena na primeira etapa. O resultado garantiu ao Brasil a liderança do Grupo B, com a Colômbia na segunda posição.

Arthur Elias comentou sobre a expectativa para a decisão. “Claro que será um confronto diferente. Final é outro jogo. Ainda vamos definir o time titular e o plano tático. A Colômbia é uma seleção que conhecemos bem”, afirmou. O técnico também destacou o respeito entre as equipes: “Consideramos [Brasil e Colômbia] um clássico. Existe rivalidade e também admiração mútua. Será uma grande final e acredito que estaremos mais preparados que na primeira fase”.

Publicidade