quarta-feira | 29.10 | 8:57 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Estudantes da Bahia com 29 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Os Jogos Escolares Brasileiros - JEBs aconteceram de 07 a 26 de outubro em Uberlândia, Minas Gerais; estudantes da Bahia obtiveram excelentes resultados

estudantes da bahia
0Comentário(s)
Publicidade

Estudantes-atletas baianos encerraram sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros – JEBs com 29 medalhas. Os prêmios foram nas modalidades de futsal (1), ginástica artística (1), ginástica rítmica (1), judô (8), karatê (4), natação (5), voleibol (1), wrestling (7) e xadrez (1). No total, cinco medalhas de ouro, dez de prata e 14 de bronze conquistadas entre os dias 07 e 26 de outubro, em Uberlândia, em Minas Gerais.

Publicidade

Os destaques baianos foram os representantes das artes marciais. Dessa forma, eles somaram 19 medalhas conquistadas por 17 atletas de judô, karatê e wrestling. Dentre eles, estão Alexia Amorim e Lyoto Lima, ambos com 13 anos e com medalha na série ouro (principal da competição).

Publicidade

Com uma medalha de prata no wrestling, Alexia, filha de professores de educação física e moradora de Itapuã, comenta a felicidade de subir ao pódio. “Após a conquista, a gente consegue reconhecer todo o treinamento, todo esforço e que tudo isso continua valendo a pena; está no pódio em uma competição grande como essa é muito gratificante”, conta a lutadora.

Evolução

Medalhista de bronze no estilo kata (luta imaginária) do karatê nesta edição, Lyoto, natural de Pojuca e também medalhista de bronze na série prata dos JEBs 2024, é um dos 211 contemplados pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado da Bahia, e comenta que, além da parte financeira, o auxílio mostra que seus resultados são apoiados por pessoas que confiam no seu talento. “Ter conquistado uma medalha em uma série acima mostra que eu evoluí bem mais e consegui bater de frente com os melhores”, analisa o baiano.

A ginástica artística também se destacou. Enzo Lima de 13 anos, estudante da Escola Estadual Maria Romana Calmon, no Engenho Velho de Brotas, conquistou uma medalha inédita para a Bahia. Dessa forma, sendo bronze nas barras paralelas. “Estou muito orgulhoso de conquistar uma medalha para a Bahia, a escola que estudo e a de ginástica, pois é um pouco difícil a ginástica artística sair para representar o estado”, comenta.

No terceiro grupo, 13 medalhas (um ouro, quatro pratas e oito de bronze) nas modalidades de ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez. O grupo contou com 67 estudantes-atletas de 11 a 14 anos, das modalidades de basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez. Além disso, 11 técnicos; e oito oficiais, comissão técnica e jornalista. Assim, os estudantes são de instituições de ensino públicas e particulares dos municípios de Camaçari, Juazeiro, Lauro de Freitas, Lençóis, Pojuca, Salvador e Uruçuca.

Foto: Jéssica Tavares/Sudesb

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *