Os estudantes Cauan Eduardo Rabelo e Letícia Santana, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu, estão entre os finalistas da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) 2025, realizada em Novo Hamburgo (RS). O projeto desenvolvido por eles, intitulado “R&S 360 – Recrutamento inteligente por competência”, propõe o uso da inteligência artificial (IA) para modernizar o processo de recrutamento e seleção em empresas.
O “R&S 360” integra IA, gamificação e análise de competências técnicas, comportamentais e culturais. Portanto, tornando o processo seletivo mais inclusivo, humanizado e livre de vieses inconscientes. Segundo Cauan, aluno do curso técnico em Logística, o protótipo do aplicativo teve desenvolvimento após entrevistas com profissionais de RH e testes simulados. “Os resultados mostraram que as tecnologias emergentes podem aumentar a assertividade das contratações e promover a diversidade”, afirmou.
Para o professor orientador Deivison Trindade, a conquista representa o reconhecimento da qualidade técnica e do potencial de inovação do projeto. “A Mostratec reforça o protagonismo dos nossos estudantes, que transformam ideias em soluções reais para o mundo do trabalho”, destacou. Letícia, estudante de Administração, celebrou a oportunidade: “Representar a Bahia num evento internacional é um aprendizado único e inspirador”.
Foto: acervo pessoal

