quinta-feira | 20.11 | 11:47 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Finais Inema 2025 antecedem Travessia Itaparica-Salvador

Finais Inema 2025 celebram 20 anos da natação em águas abertas; última etapa classificatória reúne atletas de todo o país

finais inema 2025
0Comentário(s)

As Finais Inema 2025 marcaram um momento especial para a natação em águas abertas na Bahia, celebrando os 20 anos da modalidade no estado. Dessa forma, encerrando o calendário antes da tradicional Travessia Itaparica-Salvador, que completa 10 edições nos dias 6 e 7 de dezembro. Realizadas entre 21 e 23 de novembro, na Praia de Inema, as provas serviram como última etapa classificatória. Assim, os atletas interessados vão disputar a travessia de 12 km. O evento também reuniu as finais do Campeonato Baiano, da Copa Brasil, do Campeonato Brasileiro Interclubes, do Sul-Americano de Clubes e Seleções e do 4.º Troféu Marcelinha Cunha.

Dessa forma, ao longo da temporada, o circuito estadual percorreu diferentes regiões da Bahia, movimentando o calendário esportivo e ampliando a participação de clubes e atletas. A competição passou pela Gamboa do Morro, por Juazeiro, com duas etapas no Rio São Francisco, por Santo Estevão, no Rio Paraguaçu, e retornou à capital em setembro e outubro, reunindo centenas de nadadores nas categorias base, máster e elite. Esse percurso consolidou o evento como um dos mais abrangentes do país, evidenciando o crescimento da modalidade e seu potencial de integração nacional e internacional.

Publicidade

Portanto, para as finais, a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) definiu dois circuitos especiais. Um é o Circuito Osmar, com provas de até 10 km; o outro, o Circuito Dodó, voltado para iniciação e categorias menores. Assim, segundo o presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, a realização em Inema representa a união da Bahia, do Brasil e do mundo em um só espaço esportivo. Atualmente, tendo apoio da CBDA, do Governo do Estado, da Prefeitura de Salvador e de parceiros privados. Dessa maneira, as Finais Inema reforçaram a força da natação em águas abertas e abriram caminho para a grande celebração da Travessia Itaparica-Salvador.

Foto: divulgação

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *