Durante a fase de classificação da Liga das Nações masculina de vôlei (VNL) de 2025, o líbero Maique foi o único jogador da Seleção Brasileira a iniciar como titular nas 12 partidas disputadas. E correspondeu à confiança da comissão técnica com atuações de destaque, informa portal Terra.
Maique lidera o ranking de defesas da VNL, somando 101 ações no fundamento. Na recepção, aparece em segundo lugar em número de ações consideradas excelentes (76) e ocupa a terceira posição no índice de positividade, com 59%.
Esses números são parte importante da campanha brasileira, que terminou a fase classificatória com 11 vitórias e apenas uma derrota. O desempenho também consolida Maique como o líbero titular neste início de ciclo olímpico. Nas etapas finais da VNL, inclusive, ele foi o único jogador da posição entre os 16 convocados por Bernardinho.
Atualmente, a equipe se prepara em Kariya, no Japão, antes de seguir para Ningbo, na China, sede da fase decisiva do torneio, que ocorrerá na próxima semana.
Durante os treinos, Maique concedeu entrevista ao site Web Vôlei, comentando sobre a trajetória da Seleção até aqui e seu desempenho individual na competição.
Sobre a campanha brasileira, o líbero afirmou:
“A campanha que a gente fez até aqui foi muito boa. A gente tem trabalhado muito, estudado muito, pensando sempre na evolução de cada um e do coletivo. E acredito que isso seja nítido pra quem está de fora. Estamos unidos, como um time. Temos uma comissão técnica que estuda e trabalha muito pra que a gente possa se desenvolver da melhor forma possível. Ter terminado a fase de classificação em primeiro lugar é um sinal muito positivo, de que estamos no caminho, que devemos acreditar no nosso trabalho. Estou muito orgulhoso desse trabalho coletivo que temos mostrado.”
Ao comentar sobre sua liderança no ranking de defesas, ele declarou:
“Claro que é importante terminar a fase classificatória como melhor defensor e, também, segundo melhor passador da competição. É um sinal positivo do meu trabalho, do que eu tenho desempenhado. Trabalhei todos esses anos pra conquistar um espaço na Seleção. Então fico muito feliz com isso, é reflexo do meu trabalho, significa que estou no caminho certo e isso me motiva para crescer ainda mais, eu posso ir mais além. Não é um trabalho de pouco tempo, é desde quando comecei no esporte, ainda criança. Estou muito feliz e motivado para evoluir ainda mais.”