Seu Jorge foi agraciado com o Título de Cidadão Soteropolitano pela Câmara Municipal de Salvador na manhã desta sexta-feira (25). A honraria foi entregue em sessão especial que reuniu autoridades, familiares e amigos do cantor.
“Eu estou muito feliz, me faltam palavras profundas para descrever algo mais profundo, que é o meu sentimento de realização. Nós pretos nos encontramos muitas vezes na dor, mas desta vez estamos nos encontrando na realização. Muito obrigado à Bahia, a Salvador, ao povo preto e ao povo brasileiro”, declarou emocionado no Plenário Cosme de Farias.
A homenagem foi proposta pela vereadora Cris Correia (PSDB), que destacou a relação do artista com a capital baiana. “Seu Jorge tem uma conexão grande com a Bahia e esse título, além de tudo, faz uma justiça social. Estamos falando de uma cidade que é a mais negra fora da África e de um artista que pautou toda a sua caminhada dando esse grito e sendo essa voz de resistência, de luta e de liberdade com seu jeito, seu swing e sua musicalidade”, afirmou a parlamentar.
A cerimônia também contou com a presença de amigos próximos, como os músicos Magary Lord e Pierre Onassis. Logo na abertura, foi realizado um minuto de silêncio em memória da cantora Preta Gil, falecida no último domingo (25). Em seguida, o cantor lembrou os espaços que marcaram sua história na cidade: “A Bahia me dá espaço, me dá traço, me traz poesia e faz com que todo dia, independente de onde eu esteja, eu queira estar aqui. Seja na Federação, minha comunidade que eu adotei; no meu Terreiro do Bogum; no Pelourinho, que eu amo andar; na Concha Acústica, que eu adoro cantar ou no Rio Vermelho, que eu sempre como um acarajé. Muito obrigado por tudo, agora eu sou baiano”.
Ao final da sessão, Seu Jorge recebeu dois presentes simbólicos: um livro sobre a história da Câmara Municipal, entregue por Cris Correia, e um colar de contas de Oxóssi, presenteado pela yalorixá Mãe Jacira de Iansã, do Terreiro Olé Axé Obá Logan.