A 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária promete transformar o Parque Costa Azul, em Salvador, em um grande ponto de encontro e degustação entre os dias 10 e 14 de dezembro. Assim, a proposta é oferecer ao público uma experiência de happy hour que valoriza o território, a cultura e a produção artesanal da Bahia, reunindo choperias de oito cooperativas. Por isso, cada uma traz bebidas criativas produzidas com frutas, raízes e ingredientes cultivados por agricultores familiares de diversas regiões do estado.
Entre os destaques, os visitantes poderão experimentar cervejas artesanais e chopes feitos com mandioca, cacau, mel, café, umbu, licuri, caju e cajá, valorizando a identidade e a diversidade dos territórios. Cooperativas como a Cooperman, de Condeúba, apresentam a famosa Raiz Mãe, uma Lager com mandioca que promete superar as vendas da última edição. De Ilhéus, a Coopessba leva a Cerveja Cabruca, que combina cacau e rapadura em versões IPA e Sour. Já a Coopiatã retorna com a pilsen de café especial, sucesso absoluto no evento anterior. O público ainda encontrará opções produzidas com licuri, maracujá da caatinga e a primeira cerveja quilombola da Bahia, a Sparkling Honey Ale da Ajarquiba.
Além das bebidas como as cervejas artesanais, a feira oferece praças gastronômicas com moquecas, pratos típicos, opções veganas, artesanato indígena e quilombola. Além disso, há três palcos de música ao vivo. Com programação diversa, o evento reforça o papel da agricultura familiar como potência cultural, social e econômica do estado.
Foto: André Frutuôso/Ascom CAR

