quarta-feira | 08.05 | 3:34 PM

É hora de se desligar!

0Comentário(s)

Nunca se falou tanto em Saúde Mental como nos últimos anos. A Organização Mundial de Saúde estima que pelo menos 350 milhões de pessoas no mundo vivam com depressão, sendo que as mulheres são as mais afetadas.

A pandemia de covid-19 acabou se tornando um agente agravante nesse processo. Só no primeiro ano de isolamento social a prevalência global de ansiedade aumentou em 25%, sendo que o Brasil continua no topo da lista como o país mais ansioso do mundo e um dos líderes em casos de depressão. E o que podemos fazer para não fazer parte desses números? Descansar é a primeira medida!

Uma doença crônica

A depressão é considerada uma doença neuropsiquiátrica, crônica e que pode ser mais recorrente que a tristeza. Vale lembrar que quadros de ansiedade e depressão podem trazer impactos direto no funcionamento do cérebro, afetando regiões como o hipocampo (ligadas a memória) e amígdala (que tem relação direta com a forma de como  nós respondemos aos estímulos externos), além de outras áreas importantes como córtex cerebral e tálamo.

2022 e seus desafios

E depois de mais de um ano de isolamento e todas as consequências na saúde mental que ele trouxe, 2022 se mostrou um ano cheio de desafios para as pessoas na vida pessoal e no trabalho, principalmente para quem atua na área de saúde e educação, exigindo mais recursos emocionais de uma forma geral.

E finalmente chegou o momento de descanso. O recesso de fim de ano é um uma momento importante para o corpo e a mente, reequilibrando as emoções e se desligando dos problemas…literalmente! Isso porque quando estamos sobrecarregados ou estressados, nosso cérebro ativa circuitos particulares ligados à sobrevivência. É como se nosso corpo ficasse em estado de prontidão e alerta esperando resolver uma emergência.

Quem se submete a longas jornadas de trabalho não só está sujeito a desenvolver quadros de ansiedade e depressão, como pode manter esse estado de alerta sempre ativado.

Desligar o circuito de estresse é sair do estado de sobrevivência! Por isso priorizar a qualidade do sono e os momentos de lazer são os melhores remédios para a cura do corpo e da mente. O conselho é se desligar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *