domingo | 14.04 | 10:50 PM

Saiba como ensinar o cachorro a dar a pata

0Comentário(s)

Foto: Divulgação/Blog Petz

Seu sonho é que seu cachorro dê a patinha como os pets dos filmes? Pois saiba que isso é perfeitamente possível. Para saber como ensinar o cachorro a dar a pata, basta ter a técnica e ser paciente. O seu bichinho será capaz de fazer os truques mais impressionantes!

Como fazer o cão obedecer aos seus comandos

Essa é uma dúvida muito recorrente e não se encaixa apenas no processo de treinamento do cão. Muitas famílias têm grande dificuldade em fazer o pet atender aos comandos desejados.

Não pegar comida da mesa, não fazer xixi na cama do tutor e não subir no sofá são algumas regras geralmente ignoradas por muitos peludos. Mas tudo isso pode ser resolvido com ajustes na relação tutor e animal. 

Você já parou para pensar como o seu cachorro te enxerga? Pode parecer estranha essa pergunta, mas saber quem é você para o seu animal de estimação pode explicar muitas coisas. 

Isso se deve ao fato do cachorro descender do lobo, um animal que tem comportamento de bando. Ou seja, respeita uma hierarquia e obedece a um líder. Diante disso, podemos concluir que a desobediência é fruto de um olhar pouco respeitador do pet para com seu tutor.

E como passar a ser visto como o líder pelo cão? A melhor prática é desencorajar maus comportamentos e recompensar os bons. Fazer isso repetidas vezes fará com que o animal identifique o tutor como a pessoa a quem ele deve obedecer. A partir daí, tudo ficará mais fácil.

Benefícios do adestramento para os cachorros

Ter um cachorro obediente e tranquilo não é só uma vantagem para o tutor. Além de ser divertido ver o animal realizar todos os movimentos ensinados durante o adestramento, é também uma boa técnica para controlar a ansiedade e o estresse nos bichinhos.

Outro ponto positivo é treinar o pet como se comportar em casa e na rua. Ensinar certo e errado pode contribuir muito para a convivência entre vocês. Já pensou o quanto pode ser bom não ter que brigar com seu pet todos os dias pelos mesmos motivos?

Por fim, o adestramento pode dar fim ao comportamento agressivo do cão. Se ele começar a rosnar ou, em casos mais graves, querer morder você e a sua família quando é impedido de fazer algo, é sinal de que está precisando de limites.

Os benefícios do adestramento são mais garantidos quando o treinamento é feito com um cachorro de pouca idade, mas isso não significa que os mais velhos não possam absorver os ensinamentos. Tudo vai depender da sua persistência. 

Afinal, como fazer o cachorro dar a pata?

Ensinar o cachorro a dar a pata é a parte mais fácil de todo o processo. O mais difícil são as etapas citadas acima: ser visto como líder pelo cachorro e compreender que os resultados do adestramento são muito mais profundos do que ensinar truques ao bichinho. 

Antes de se propor a isso, é importante entender que adestrar cachorro requer tempo, dedicação e calma. Por isso, se por acaso seu cãozinho demorar um pouco para aprender a dar a pata ou a atender a qualquer outro comando, não desista!

Confira a seguir três princípios básicos para aprender a como ensinar o cachorro a dar a pata. Pode ter a certeza que, seguindo cada um deles, você em breve vai sorrir ao ver o seu amiguinho dando a pata para você. Vamos lá?

1 – Paciência

Pode parecer repetitivo voltar a falar sobre a importância de ter paciência nesse processo. Mas, sem ela, ficará muito difícil envolver o cachorro a ponto de ele atender aos seus comandos. Não esqueça! Assim como nós, cada animal tem seu tempo. Não adianta pressioná-lo e muito menos desistir da tarefa.

2 – Dar o petisco preferido

A prática de recompensar o cachorro por suas conquistas não só é eficaz para fazer com que você seja respeitado, mas também para estimular o animal a atender ao seu comando, no caso, dar a patinha. Ele vai querer “acertar” várias vezes para receber seus petiscos preferidos!

Se o pet não tiver nenhum petisco preferido, vá apresentando algumas opções a ele. Em algum momento você vai perceber um maior apreço por uma guloseima específica. E será com ela que os resultados serão alcançados.

3 – Fazer o mesmo gesto e falar o mesmo comando

Escolha um gesto e um comando únicos para ensinar o seu cão. Do contrário, ele ficará confuso e vai acabar por não assimilar corretamente seu papel de dar a pata quando solicitado.

Palavras curtas, como “pata” ou “dá a pata”, são suficientes para fazê-lo entender. Da mesma forma, usar sempre a mesma mão para “pedir a pata” a ele, pois isso vai ajudar bastante no treinamento. Gesto entendido? Agora é a hora de ensiná-lo a dar a pata para sua outra mão.Em pouco tempo, você verá o cachorro dando a pata.

Fonte: Blog Petz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *