quarta-feira | 17.04 | 8:12 PM

Unha de cachorro inflamada: possíveis causas e como tratar

0Comentário(s)

Foto: Fábio Reprodução/Blog Petz

unha de cachorro inflamada pode parecer um problema pequeno, mas não se deixe enganar. Especialistas explicam que essa é uma parte importante do corpo dos peludos e, por isso, a inflamação pode trazer muito desconforto. 

Na maioria das vezes, esse é apenas um sintoma de um problema maior. Por isso, realizar um diagnóstico preciso e um tratamento adequado é essencial para tratar unha de cachorro inflamada. Nesse sentido, elaboramos um guia com tudo sobre o assunto! Continue lendo para aprender como cuidar do seu filho de quatro patas! 

Afinal, o que é unha de cachorro inflamada? 

Se você acha que uma unha de cachorro inflamada não possui segredos, está muito enganado. O primeiro passo para entender o problema é saber do que estamos falando. Para isso, consultamos a Dra. Mariana Lyra, médica-veterinária da Petz que é especialista em dermatologia. 

Ela começa explicando que inflamação é uma resposta natural do organismo a um fator externo. Os motivos são muitos, desde um vírus até uma simples batida. Dependendo da área afetada, o problema também pode variar.  

“O quadro de unhas inflamadas chama-se de oniquite”, comenta. “Já quando a região inflamada é a área ao redor da unha, chamamos de paroníquia”. Esse quadro é o mais recorrente nos clássicos casos de unha de cachorro encravada. Mas atenção: apenas um profissional poderá identificar o problema corretamente! 

Como perceber unha de cachorro inflamada

Notar a unha de cachorro inflamada pode não ser tão fácil assim. Principalmente nos pets mais peludos, o problema pode passar despercebido pelos tutores nos primeiros dias. 

Nesse sentido, a Dra. Mariana cita os principais sinais para que você possa auxiliar seu amigo quanto antes: “A unha inflamada causa dor, e o cão poderá lamber compulsivamente o local, mancar e até mesmo tentar morder quando o tutor tentar acessar a região”, comenta. 

Além disso, a veterinária lembra que a aparência pode ser diferente de acordo com a causa do quadro. “O aspecto da unha inflamada é muito variado. Pode ficar mais quebradiça e apresentar mudanças de cor. Também é comum que fique mais opaca”. 

Por ser tão distinto, esse quadro costuma trazer dúvidas nos tutores. Confira abaixo mais detalhes sobre unha inflamada de cachorro e como cuidar!

Causas para a inflamação

Certo, agora já sabemos o que é unha inflamada e seus sintomas. Mas quais são suas causas? Conforme explicou a Dra. Mariana, a inflamação é um sintoma, e não uma doença em si. Assim, os motivos para o quadro são muitos. A especialista indicou as principais doenças em unhas de cachorro na lista abaixo. 

Oniquite: unha de cachorro inflamada:

  • traumas, como batidas;
  • doenças de pele fúngicas, como a dermatofitose;
  • doenças imunomediadas, como a oniquite lupoide,
  • doenças sistêmicas, como leishmaniose.

Paroníquia: inflamação da área ao redor da unha:

  • traumas, como batidas; 
  • doenças de pele, como a dermatofitose;
  • alergias;
  • infecções bacterianas.

Na lista acima, é possível notar que há algumas doenças mais graves que podem ter como sintoma a unha de cachorro inflamada. Por isso, é essencial buscar ajuda de um profissional. 

Diagnóstico e tratamento

Como podemos notar, a unha inflamada pode ter muitas causas distintas. Por isso, quando um veterinário recebe um pet com esse problema, o primeiro passo é realizar alguns exames. 

Observando a pata, já é possível notar as características principais, mas, dependendo do quatro, o profissional pode solicitar outros testes, como exames de sangue. 

Essa informação será importante para que o veterinário possa indicar os próximos passos. “O tratamento vai variar de acordo com a causa. Podem ser utilizados anti- inflamatórios e analgésicos, nos casos de trauma, ou antifúngicos, no caso de dermatofitose, por exemplo”, afirma a Dra. Mariana. 

Nos casos mais simples, em algumas semanas, o pet já está completamente recuperado! Isso, claro, vai depender do uso correto do remédio para unha de cachorro inflamada.

Os perigos do tratamento caseiro

Quando pesquisamos na internet, é comum encontrar informações sobre remédios caseiros para unha de cachorro. Porém, devemos ressaltar que saúde sempre é um assunto delicado. 

A Dra. Mariana reforça que esses métodos alternativos representam um risco para a saúde dos pets. “O maior perigo do tratamento caseiro é não diagnosticar de maneira correta e, portanto, não seguir os passos recomendados. Em alguns casos, pode resultar ainda em uma piora do quadro inicial, com efeitos colaterais em decorrência do tratamento equivocado”, afirma a veterinária. 

Além disso, é preciso saber como cortar a unha de cachorro, pois o corte não pode ser feito de qualquer forma. É importante saber o tamanho ideal para seu peludo e quando é a hora da manutenção. O ideal é procurar um especialista. 

Fonte: Blog Petz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *