Criada em 1982, a Estação da Lapa logo se tornou uma grande referência para a cidade de Salvador, que celebra 474 anos neste dia 29 de março. Pode-se dizer que o terminal, hoje totalmente requalificado, é um ponto de conexão para as principais regiões da capital baiana.
A distância entre a fundação de Salvador e a criação da principal estação de transbordo da cidade pode ser explicada revisitando a história. Antes da Estação da Lapa, era a Praça da Sé que abrigava o maior terminal de ônibus da capital. Com o passar dos anos, tornou-se necessária medidas para a preservação do Centro Histórico. Isso incluía reduzir a circulação de veículos pesados, como os ônibus, pela região.
Foi aqui que surgiu o projeto da Estação da Lapa, que concentrou o fluxo de pessoas que circulavam na região. Hoje, cerca de 500 mil usuários por dia passam pelo terminal.
Mesmo que a Estação da Lapa seja uma jovem de apenas 40 anos frente à experiente Salvador de mais de quatro séculos de idade, é impossível falar da capital sem pensar neste terminal, que faz pulsar o coração da cidade.