A agricultura familiar da Bahia vem ganhando destaque internacional com a participação na Anuga 2025, maior feira mundial de alimentos e bebidas. O evento acontece até hoje (8), em Colônia, na Alemanha. A iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização dos produtos do setor. Além disso, fortalece a imagem do Nordeste como região produtiva, sustentável e inovadora.
Dessa forma, representantes de cooperativas baianas integram a Missão Técnica Internacional da Agricultura Familiar, promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com apoio da ApexBrasil e do Sebrae. No estande do Brasil, a Bahia apresenta produtos como o flocão de milho não transgênico da Copirecê, o mel da Cooarp, cafés especiais da Coopiatã e castanhas da Cooperacaju, demonstrando a diversidade e a qualidade do rural baiano.
“O Nordeste brasileiro, especialmente a Bahia, chega à Anuga com força total, representando 25 cooperativas. Estamos aqui mostrando que a agricultura familiar está conquistando seu espaço no Brasil e no mundo”, afirmou Ivan Fontes, coordenador do projeto Bahia que Produz e Alimenta. Além da comercialização, a missão tem proporcionado trocas de conhecimento e contato com inovações tecnológicas que fortalecem o setor. A feira reúne 7.900 expositores de 118 países e deve atrair mais de 140 mil visitantes de 200 nações. Portanto, reforçando o papel da agricultura familiar como símbolo de sustentabilidade e identidade regional.
Foto: Karoline Meira/Ascom CAR