Após a paralisação nacional que afetou o serviço de coleta de lixo em Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), anunciou que existe um plano de contingência onde estabeleceu quais são as prioridades nesse processo de retomada das atividades de coleta de lixo na capital baiana. De acordo com o órgão, o serviço deve ser regularizado até o final deste sábado (27).
“Após as 48 horas de paralisação, a Limpurb montou um plano de contingência. Esse plano teve etapas de prioridade. A primeira prioridade foi a área da saúde em geral: hospitais, UPAs, maternidades, centros médicos, entre outros. Em seguida, priorizamos as áreas das feiras e mercados, além dos locais de grande circulação de pessoas, para depois adentrarmos nos bairros, como já estamos fazendo”, explicou Marco Bandeira, gerente do órgão.
Além da coleta de resíduos, a Limpurb também reforçou o serviço de lavagem das áreas que registraram maior acúmulo de lixo. Segundo Carlos Augusto Gomes Bandeira, presidente do órgão, as equipes seguem mobilizadas em regime de 24 horas, com todos os equipamentos em operação para restabelecer o serviço o mais rápido possível.
A paralisação nacional dos garis e margaridas ocorreu na última segunda-feira (22) e na terça-feira (23), período em que Salvador registrou aumento na geração de resíduos por conta das festas em comemoração ao São João e da Copa do Mundo.
Desde terça-feira, a Limpurb vem fazendo uma operação especial para normalizar a coleta em Salvador. O órgão também orienta a população a colaborar com o serviço, acondicionando o lixo em sacos fechados antes do descarte. Essa medida tem o intuito de facilitar o trabalho das equipes, além de acelerar a coleta e ainda ajuda a evitar a proliferação de insetos e roedores.
FONTE: ASCOM/ LIMPURB
Foto: Divulgação/ Ascom Limpurb

