Movimentando salões, cardápios e memórias afetivas, o Dia dos Pais deve representar um importante alívio no caixa de bares e restaurantes da Bahia. Segundo pesquisa da Abrasel-BA (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 78% dos empresários do setor de alimentação fora do lar esperam aumento no faturamento com a data comemorativa, marcada para este domingo (10). Mas, por trás do otimismo, o levantamento revela também um cenário de fragilidade: a maioria das empresas segue com dificuldades para operar no azul.
O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 29 de julho com estabelecimentos de todo o estado. A maior parte dos entrevistados (30%) projeta crescimento de até 5% nas vendas; outros 19% esperam aumento entre 6% e 10%, e 17% trabalham com expectativa de crescimento entre 11% e 20%. Apenas 22% acreditam em estabilidade, com desempenho igual ao do ano passado.
Ao mesmo tempo, os números expõem uma realidade preocupante: apenas 29% dos empresários baianos disseram ter registrado lucro no mês de junho. Outros 30% operaram em equilíbrio e 40% fecharam no prejuízo. A pesquisa ainda revelou que 38% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços nos últimos 12 meses, e apenas 4% conseguiram repassar aumentos acima da inflação.
Na análise do presidente da Abrasel na Bahia, Leandro Menezes, os dados indicam um cenário ainda preocupante. “Evidenciamos um grande percentual de empresas sem conseguir operar com lucro, e ao mesmo tempo sem margem para reajustar cardápio. É um cenário muito preocupante, e o empresário precisa ficar atento”, disse.
Ações especiais para atrair público
Ainda assim, a data é considerada uma das mais relevantes do calendário para o setor, especialmente em estados como a Bahia, onde o hábito de reunir a família em torno da mesa impulsiona o consumo fora do lar. De olho na oportunidade, muitos estabelecimentos da capital se movimentam para atrair o público com ações especiais.
No restaurante Pasta em Casa, no Rio Vermelho, o chef Celso Vieira criou um prato exclusivo para o domingo: joelho de porco com chucrute e batatas, em homenagem ao seu pai. “Esse prato é uma homenagem ao meu ‘velho’. Foi uma forma que encontrei de trazer a sua memória de volta, lembrando da última vez que comemos juntos com a minha mãe, em um restaurante alemão em São Paulo. Meses depois ele partiu”, conta.
A tradição também inspira o cardápio da Nova Belles, com unidades na Pituba e no Santo Antônio Além do Carmo. O restaurante vai reforçar o buffet com clássicos como feijoada e petiscos de boteco. “É uma data para celebrar em família e, por isso, pensamos em um cardápio que desperte memórias afetivas, com aquele sabor de comida feita com carinho”, diz Bruno Neri, sócio da casa.
No Santo Antônio, o Allê Varanda Bar promove a “Festa del Papà”, com pratos para compartilhamento, música ao vivo e brindes. Já o Sagratto Café Bar, na Colina do Bonfim, aposta em um café da manhã nordestino para três pessoas, criado pelo chef Victor Bebê como forma de homenagear o pai. “Foi ao lado dele que comecei a entender que cozinhar também é uma forma de amar. Esse café da manhã é um convite a esse reencontro entre gerações, cheio de memória e sabor”, destacou o chef.
Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia