A China vai isentar os brasileiros de visto para ficarem no país por até 30 dias. O anúncio foi feito na última quinta-feira (15) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian. Além do Brasil, a medida também beneficia argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios, e valerá a partir do dia 1º de junho.
A decisão beneficia quem vai viajar para o país asiático a turismo, negócios e visitas a conhecidos e familiares. A isenção valerá até 30 de maio de 2026, de forma experimental, mas poderá ser prorrogado.
Durante fórum em Pequim, o presidente chinês Xi Jinping havia revelado que cinco países da América do Sul receberia, a isenção de visto. Apesar de revelação, os chineses não detalharam os critérios da escolha. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, marcou presença no evento, mas sua nação não foi contemplada. Enquanto o chefe do Executivo da Argentina, Javier Milei, enviou apenas um representante, mas apareceu na lista dos beneficiários. Mas vale lembrar que a economia brasileira, argentina e chilena estão entre as maiores da região sul-americana.