A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realiza, ao longo desta semana, a Operação Dia das Crianças em Salvador. A ação visa fiscalizar lojas de brinquedos, roupas, calçados e espaços de lazer voltados ao público infantil. O foco é garantir que os produtos oferecidos estejam de acordo com as normas de segurança. Especialmente, no que diz respeito à certificação do Inmetro e informações obrigatórias em português.
Durante a vistoria, os agentes da Codecon retiram de circulação brinquedos falsificados e verificam itens como faixa etária recomendada, clareza nos preços e presença da nota fiscal. Entre os dias 6 e 8 de outubro, a operação inspecionou 86 estabelecimentos e resultou em quatro notificações por irregularidades, incluindo ausência do Código de Defesa do Consumidor e falhas na rotulagem.
Marcelo Carvalho, diretor da Codecon, alerta que os pais devem estar atentos à procedência dos produtos e exigir a nota fiscal, fundamental para garantir os direitos em caso de troca. A fiscalização também avalia higiene, acessibilidade e validade dos equipamentos de segurança nos locais. Denúncias podem ser feitas pelo app da Codecon, Instagram @codecon_salvador e pelo site oficial do órgão.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS