A mais famosa (e falada!) ladeira da Bahia, é a Barão Homem de Melo. Muitos aqui, certamente, irão dizer: nunca ouvi falar! É a velha conhecida de todos os baianos, como a Ladeira da Montanha!
Inaugurada no século XIX, no ano de 1885. A histórica ladeira liga as chamadas “parte alta” e a “parte baixa” da cidade de Salvador. Está cravada em uma imensa rocha de 661,9 metros. A Ladeira da Montanha tinha uma função social, pois nos anos 50, 60 e 70, muitas famílias baianas levavam seus filhos para iniciarem a vida sexual, com as prostitutas que ali viviam.
As casas e bares do local, ofereciam diversão, boa música, cerveja gelada e tinham uma clientela variada: homens “bem casados”, como se dizia na época, líderes religiosos, homens que zelavam pela moral e bons costumes da época, e muitos políticos influentes, que iam fazer a sua “boca de urna”. Dizem que o ambiente era totalmente familiar, e era mais digno do que a Câmara dos Deputados.
No ano de 1968, até Elizabeth II, a rainha da Inglaterra visitou o local, na sua passagem pela terrinha. Quem sobe a Ladeira da Montanha tem visões privilegiadas, como passar por baixo do Elevador Lacerda. A belíssima Baía de Todos os Santos: uma visão espetacular!
E sem falar que podemos ver também as torres da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Praia. Apesar da degradação física, é muita beleza! A Ladeira da Montanha, em processo de revitalização, começando pelos belos Arcos, é parte da história da nossa cidade.
Todo o meu respeito pelas meninas que ali viviam e as de hoje, também. São riquezas da nossa velha Bahia!
*Adson Brito é professor de História com formação em Psicologia e Filosofia. Texto reproduzido da página do Facebook Salvador Tem Muitas Histórias, mantida por ele.