O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), registrou -149 pontos em setembro, em uma escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos. O resultado indica um cenário de Pessimismo Moderado, configurado entre -250 e zero ponto, e marca a 20ª pontuação negativa consecutiva, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (6).
Porém, apesar do desempenho negativo, o ICEB apresentou leve recuperação em relação a agosto, quando havia alcançado -161 pontos. A variação de 12 pontos representa uma melhora nas expectativas, embora ainda insuficiente para reverter a queda registrada no mês anterior. Segundo Luiz Fernando Lobo, especialista da SEI, “ao longo de 2025 o indicador não demonstrou uma tendência definida, alternando momentos de avanço e retrocesso”.
Entre os setores avaliados, a Agropecuária teve o melhor desempenho, com -71 pontos, enquanto Serviços apresentou o menor nível de confiança, com -182 pontos. A Indústria marcou -146 e o Comércio, -88. As piores expectativas empresariais foram observadas nos temas crédito, situação financeira e PIB estadual, enquanto inflação, juros e vendas mostraram um cenário menos desfavorável. Mesmo com oscilações ao longo do ano, Lobo ressaltou que “a percepção do empresariado quanto ao futuro é mais positiva agora do que no início de 2025”.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA