sexta-feira | 14.11 | 5:27 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Governo baiano anuncia 3 fábricas da chinesa BYD em Camaçari

0Comentário(s)

Por Roberto Nunes

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, assinou termo de compromisso com o governo baiano para reativar o pólo automotivo em Camaçari. Depois do hiato deixado pela Ford que encerrou a produção de carros e motores em 2021, a Bahia volta ao cenário automotivo no Brasil. A marca chinesa deve em breve informar os detalhes da futura operação automotiva no Estado.

Publicidade

Por enquanto, de acordo com o governador Rui Costa, a BYD se comprometeu com o investimento de R$ 3 bilhões para instalar três fábricas na Bahia, gerando 1.200 empregos diretos durante o período de implantação. As unidades irão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato, de acordo com o protocolo de intenções assinado entre a BYD do Brasil, subsidiária da empresa chinesa no país, e o Estado da Bahia.

Conforme o cronograma divulgado pelo governo baiano, todas as unidades começam a ser implantadas em junho de 2023. Duas delas devem estar concluídas em setembro de 2024, com início de operação em outubro. A terceira tem conclusão prevista para dezembro do mesmo ano, com início de operação em janeiro de 2025. A implantação de uma indústria química para processamento de lítio e ferro fosfato constitui, de acordo com o protocolo, faz parte da primeira fase do empreendimento. Esta unidade utilizará como insumos o lítio extraído no Brasil. A produção desta unidade será exportada para a China.

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *