O Governo da Bahia oficializou, nesta quarta-feira (4), a assinatura de um novo contrato para a construção da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, considerada a maior ponte da América Latina, com 12,4 km de extensão sobre o mar. A expectativa é que as obras comecem dentro de 12 meses.
O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. O projeto será executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e envolve forte cooperação internacional com empresas chinesas.
A assinatura do contrato foi viabilizada após conciliação mediada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). Os próximos passos envolvem a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras, tanto em Salvador quanto em Vera Cruz.
Além da ponte, o Sistema Viário Salvador–Ilha de Itaparica contará com intervenções viárias complementares:
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Trecho 1 – Acessos viários em Salvador
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Trecho 2 – Ponte Salvador–Ilha de Itaparica
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Trecho 3 – Chegada da ponte à ilha
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Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande)
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Trecho 5 – Recuperação e ampliação da BA-001 até a Ponte do Funil
Segundo o governo, cerca de 7 mil empregos diretos serão gerados durante as obras. A construção é apontada como um marco para o desenvolvimento econômico da Bahia, com impacto estimado para 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.
A sondagem da área foi concluída em abril deste ano, envolvendo mais de 20 empresas baianas e investimentos de R$ 200 milhões. O custo total da obra está estimado em R$ 11 bilhões. Um empréstimo de até US$ 150 milhões (cerca de R$ 800 milhões) foi previsto pelo Senado para compor o fundo garantidor.
“Essa será a maior marca física da integração econômica Brasil-China. A ponte vai atrair investimentos, gerar empregos e impulsionar o turismo. É um dia muito feliz para o povo baiano”, declarou o ministro Rui Costa