Por Ana Raquel Barreto
A Associação Comercial da Bahia (ACB), fundada em 1811, vive um momento histórico. Na última segunda-feira (28), Isabela Suarez comemorou em cerimônia de posse como nova presidente da instituição, tornando-se a segunda mulher a ocupar o cargo em 214 anos de existência.
A cerimônia de posse aconteceu na sede histórica da ACB, no bairro do Comércio, em Salvador, e contou com a presença de empresários, autoridades políticas, representantes do poder público e lideranças da sociedade civil. O evento marcou o início de uma gestão voltada à modernização, digitalização e fortalecimento da representatividade feminina e jovem no setor produtivo da Bahia.
“Eu acho que ser a segunda mulher em 214 anos, traz muita representatividade para a classe. A gente mostra para o campo feminino que é possível sim ocupar espaços de poder. Principalmente quando esse processo não foi construído apenas por mulheres mas também por homens. Ou seja, a Associação Comercial da Bahia ela está numa demonstração de modernidade, inclusão, de que é necessário ter diversidade no comando.”, destacou Isabela durante coletiva de imprensa.
Entre as autoridades presentes, estava o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, que enxerga através da nomeação de Isabela Suarez a forma da mulher, além da importância de ver mulheres em cargos de liderança, especialmente em instituições de grande tradição e relevância para a economia do estado.
“Isabela Suarez carrega na sua vida pessoal, profissional e agora de ordem institucional presidindo a Associação Comercial do Estado da Bahia um exemplo de força e dedicação. Ela que é presidente da Fundação Baia Viva que tem relevantes serviços prestados à Bahia, os baianos e no cenário nacional.”, disse o vice-governador Geraldo Júnior.
O ex-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, também participou da solenidade e assume agora a presidência do Conselho Superior. Ele garantiu apoio à nova gestão e destacou a competência de Isabela para conduzir esse novo ciclo.
“Ela é preparadíssima! Eu tenho a certeza absoluta que o associativismo não só da Bahia como do Brasil ganha com isso. Nós sabemos que nessa casa bicentenária […] é a segunda mulher, mas não somente isso, é o momento, é a história.”, declara Paulo Cavalcanti, atual presidente do Conselho Superior da ACB.
Com mais de dois séculos de história, a ACB inicia uma nova fase que busca dialogar com os novos tempos, conectando tradição e inovação.
Confira a matéria em vídeo: