Quem antecipar a quitação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia em 2026 vai fazer um ótimo negócio. Dessa forma, obtendo o super desconto de 15%, um dos maiores do país. Assim, esta oportunidade, similar à que vem sendo oferecida pelo Estado nos últimos anos, é válida para os proprietários de veículos baianos que fizerem o pagamento integral do imposto em cota única até o dia 10 de fevereiro. As condições de pagamento e a tabela do IPVA 2026 já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
Assim como aconteceu nos últimos anos, o desconto também vai continuar atrativo, de 8%, para quem deixar para fazer a quitação do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. Por fim, o contribuinte que optar pelo parcelamento do imposto também seguirá contando com uma das melhores condições disponíveis em todo o país, com pagamento em cinco vezes a partir de março, quando vence a primeira cota para veículos com placas de finais 1 e 2.
Em seguida, para que o contribuinte possa fazer o parcelamento, o valor devido precisa ser de no mínimo R$ 120. Atualmente, quem parcelar, além disso, deverá pagar os débitos referentes à taxa de licenciamento. Também deve quitar e as multas de trânsito até a data de vencimento da quinta parcela. Dessa forma, outra regra a ser observada com atenção é a de que não se pode perder o prazo de pagamento da primeira cota. Assim, se isto ocorrer, o contribuinte deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.
Valores do cálculo
Para 2026, os valores considerados para o cálculo do IPVA irão variar em média abaixo da inflação, de acordo com a Fundação de Pesquisas Econômicas – Fipe, responsável pelos cálculos para confecção da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, que leva em conta os preços praticados em outubro de 2025.
Foto: divulgação

