O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançam, nesta quarta-feira (21), o Guia de Combate ao Assédio e à Importunação Sexual na Aviação Civil.
O evento será realizado no Terminal executivo do Aeroporto Internacional de Brasília (antigo terminal 2) e contará com a presença do ministro Silvio Costa Filho, do diretor-presidente substituto da Anac, Roberto Honorato, além de autoridades públicas, representantes do setor aéreo e profissionais envolvidos na proteção de passageiros e trabalhadores.
A iniciativa faz parte da campanha Assédio Não Decola e pretende prevenir, acolher e combater o assédio em aeroportos e aeronaves de todo o país. Com 26 páginas e linguagem simples, o guia foi criado para orientar empresas do setor, profissionais da aviação, passageiros e usuários. O material explica como identificar situações de assédio, acolher vítimas, fazer denúncias e buscar apoio.
A campanha reafirma o compromisso do Ministério de Portos e Aeroportos com a construção de ambientes mais seguros, respeitosos e inclusivos na aviação civil. No mesmo evento será assinado o manifesto “He for She”, dentro de campanha promovida pela ONU Mulheres, para reforçar o compromisso do Ministério de Portos e Aeroportos com a igualdade de gênero e a luta pelo fim da violência contra a mulher.