O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na segunda-feira (7) que existe uma “real possibilidade” de queda nos preços da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo no mercado internacional permaneça estável.
A declaração foi feita durante sua participação na reunião de cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, informa Agência Brasil.
Segundo Silveira, a tensão gerada pela conflito entre Israel e Irã havia causado apreensão, mas a situação mostra sinais de melhora. “Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, afirmou em entrevista.
O ministro também destacou que o governo federal está atento à prática de preços abusivos no setor de combustíveis e atua para garantir que os cortes anunciados pela Petrobras sejam repassados aos consumidores.
“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras. E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país”, completou Silveira.
Durante a cúpula do Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Alexandre Silveira afirmou que a questão da sustentabilidade foi debatida com intensidade.
Para ele, o fórum é essencial na articulação de políticas e linhas de financiamento para a transição energética, especialmente por meio do Banco do Brics.
O ministro também ressaltou a importância da extração de minerais críticos, insumos fundamentais para tecnologias sustentáveis e observou que os países do Brics possuem reservas relevantes desses recursos. No entanto, Silveira ponderou que é necessário buscar equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o cumprimento das normas ambientais.