sábado | 16.08 | 12:27 AM

Motivos da prisão de Hytalo Santos: Entenda o que fundamentou a decisão da Justiça

Magistrado citou ameaça à ordem pública, tentativa de atrapalhar as investigações e indícios consistentes de crimes como tráfico humano e exploração sexual

0Comentário(s)
Publicidade

A prisão preventiva do influenciador digital Hytalo Santos e de seu companheiro, Israel Nata Vicente, foi decretada com base em três fundamentos principais: a necessidade de preservação da ordem pública, a conveniência da instrução criminal e a garantia da aplicação da legislação penal.

Publicidade

De acordo com o despacho judicial, há indícios relevantes de que ambos estejam envolvidos em uma série de delitos graves, como tráfico de pessoas, exploração sexual de adolescentes, trabalho infantil e lavagem de dinheiro. Os crimes são citados com base em artigos do Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

A decisão ressalta que a prisão é necessária para evitar que os investigados continuem, supostamente, praticando os crimes descritos, contribuindo, assim, para a manutenção da ordem pública, informa CNN Brasil.

Um dos pontos centrais da decisão judicial foi a alegação de que os investigados tentaram atrapalhar o andamento da investigação. Segundo o documento, eles teriam destruído provas, retirado bens que seriam alvo de apreensão e ocultado dispositivos de armazenamento de dados, com o objetivo de dificultar a apuração dos fatos.

Diante da gravidade das acusações e da tentativa de interferência nas investigações, o juiz responsável pelo caso entendeu que medidas alternativas, como o monitoramento por tornozeleira eletrônica, seriam insuficientes e inadequadas. Assim, considerou a prisão preventiva como indispensável para o prosseguimento da ação penal.

Outro lado

A defesa de Hytalo Santos declarou, por meio de nota oficial, que ainda não teve acesso à íntegra da decisão judicial que resultou na ordem de prisão e que tomará providências legais em favor do cliente.

Leia a nota completa:

“A defesa de HYTALO SANTOS informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra seu cliente.
Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.
Reafirmamos a inocência de HYTALO SANTOS, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.”

Publicidade