sábado | 26.07 | 5:09 AM

PopRuaJud Bahia fortalece a luta por dignidade às pessoas em situação de rua

Uma série de atendimentos e serviços prestados nas áreas de justiça, saúde e assistência social é oferecida no local até a sexta-feira (11)

0Comentário(s)
Publicidade

“A atuação engajada dos Poderes tem sido um divisor de águas na implementação de estratégias e políticas eficientes no enfrentamento à vulnerabilidade social. Nestes dois dias, vamos promover um mutirão de cidadania”, disse a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, externando a importância do PopRuaJud (Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades), de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na promoção da dignidade das pessoas em situação de rua. O pronunciamento marcou a abertura do Mutirão PopRuaJud Bahia, nesta quinta-feira (10), no prédio da antiga Faculdade de Medicina da UFBA, localizada na Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho, em Salvador.

Publicidade

Uma série de atendimentos e serviços prestados nas áreas de justiça, saúde e assistência social é oferecida no local até a sexta-feira (11), das 9h às 17h, em parceria com órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Publicidade

O Coordenador do Comitê Nacional PopRuaJud, Conselheiro Pablo Coutinho, do CNJ, aproveitou para registrar a alegria em ver de perto o trabalho coordenado pelo TJBA. “Esse é um trabalho que só é possível de acontecer por meio dessa união interinstitucional. Agradeço a todos que aqui estão, pois hoje é um dia marcante para a Bahia e para a efetivação dos direitos da população em situação de rua, e não para por aqui”, realçou o Conselheiro, projetando outros mutirões.

“Tenham certeza de que tudo que ocorrer aqui, hoje e amanhã, é para vocês e por vocês. Vai ser uma festa de amor ao próximo. Esse era o trabalho que faltava nesses meus 44 anos de Tribunal”, disse a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, Coordenadora do Comitê PopRuaJud Bahia. No dia anterior, ela esteve na sede da Procuradoria da República na Bahia durante o lançamento do roteiro para atuação do Ministério Público Federal (MPF) nos mutirões PopRuaJud.

A Presidente do Movimento Nacional da População de Rua (Bahia), Sueli Oliveira, agradeceu à Presidente Cynthia Resende e à Desembargadora Maria de Fátima, ao ver o envolvimento do Judiciário baiano com a justiça social. “A justiça só acontece quando há um compromisso contínuo. Se vocês estão aqui hoje, é porque se importam e querem fazer a diferença na vida da população em situação de rua”, disse aludindo ao evento como uma conquista.

Atendimentos – Duas grandes estruturas foram montadas dentro e fora da Faculdade de Medicina. Laiane dos Santos e os seus três filhos passaram pela triagem na área externa, pegaram as pulseiras de cor azul e entraram para a consulta com o oftalmologista.  Ao término, ela externou sua satisfação: “Dois dos meus filhos precisam usar óculos e um deles já está com um encaminhamento”, contou.

Perto dela, Jeanderson Santana, ex-morador de rua, ouvia, atentamente, as orientações da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJBA. Ele está em busca da família biológica. “Meu objetivo é encontrar meu irmão e minha mãe”, explicou Jeanderson, após conversar com o Desembargador Salomão Resedá, Coordenador da CIJ.

Para o Subsecretário da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Dênio Primo, realizar uma ação articulada é a estratégia certa para a transformação. “Acredito muito nesta ação, porque envolve todos os Poderes e a sociedade civil organizada”.

Os atendimentos continuam na sexta-feira e estão sendo feitos mediante distribuição de senhas e triagem dos serviços.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Divulgação/Reprodução/TJBA

Publicidade