Salvador celebra a chegada da estação mais colorida do ano com a abertura do já tradicional Festival da Primavera, iniciativa que integra o calendário oficial de eventos da capital baiana e torna este período ainda mais vibrante para soteropolitanos e turistas. Na sexta-feira (5), o prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e de representantes da Empresa Salvador Turismo (Saltur), anunciou a programação completa, que se estenderá por todo o mês de setembro.
A agenda de edição deste ano está repleta de música, teatro, dança, literatura, artes visuais, exposições e atividades ao ar livre, ocupando diversos pontos da cidade. Entre os destaques estão os shows no Pôr do Sol do Humaitá, a tradicional Feira de Artes na Primavera, no Campo Grande, o Festival da Bicicleta, apresentações no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, e o projeto especial Raul de Todos os Santos, que homenageia Raul Seixas com grandes nomes da música nacional.
Segundo o prefeito Bruno Reis, a primavera, que começa no próximo dia 22, abre um ciclo de atividades culturais, artísticas e de lazer em Salvador. “Essas ações dinamizam a economia, geram empregos e aumentam a arrecadação da Prefeitura, permitindo mais investimentos em saúde, educação e assistência social”, destacou. Ele também lembrou que o número de turistas estrangeiros cresceu 70% neste ano. Esse dado compara-se em relação a 2024, e o gestor reforçou: “Uma cidade só é boa para o visitante se for boa, antes de tudo, para quem mora nela.”
Festival da Primavera: criatividade e energia
Dessa maneira, para o diretor de eventos da Saltur, Márcio Sampaio, o Festival da Primavera conecta a energia criativa à estação marcada por cores. “Vamos ocupar a cidade com música, gastronomia, cultura e lazer, em uma diversidade que reflete a alegria da estação. A primavera chega com muito alto astral, é um prenúncio do nosso verão”, comemorou.
Estão previstas também oficinas de capoeira e dança em comunidades e exposições de artes visuais como Habitar a Travessia, na Casa do Benin. Juntamente, a Mostra de Cinemas Africanos e Mostra Cine PCD aparecem, ampliando os olhares sobre a diversidade cultural e social.
A programação contempla ainda o Bando de Teatro Olodum, que celebra 35 anos com a temporada do espetáculo eRê no Teatro Gregório de Mattos. Além dessa atração, há o 2º Festival Quabales da Primavera, no Nordeste de Amaralina. Por fim, a batalha final do Slam Pé de Poeta, em Cajazeiras. Portanto, um excelente programa para curtir com família e amigos em plena capital.
A programação completa está disponível neste link.
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS